domingo, 9 de janeiro de 2011

Dez Mandamentos de um Cicloturista Eventual


Ano Novo, Vida Nova e eu, particularmente, estou tentando retomar velhos hábitos. Um deles é escrever no meu abandonado blog.


Outro velho hábito é andar de bicicleta. Em 2010 retomei um pouco este saudável e saudoso hábito e para este ano uma viagem de bicicleta está programada. Programada não é bem a palavra. Por enquanto ela está mais prá imaginada.
O detalhe é que minha última viagem de bicicleta foi em 1996. Lá se vão 15 anos, mas acho que ainda dou conta do recado. Isso veremos em breve, pq a viagem será em março.

E a primeira etapa da preparação para venturosa viagem o que foi ??
O óbvio !!! O que fazemos todos antes de fazer qquer coisa: passar horas e horas na internet buscando aquela informação preciosa, aquele detalhe imprescindível, aquela dica fantástica, aquela foto decisiva, aquela opinião luminosa, aquele roteiro de procedimentos testado e aprovado por milhões de pessoas em todas as raças, línguas e credos around the world. E temos certeza isso tudo se esconde em algum canto da internet. Se ainda não achou, continue... Um dia virá !!!

Após alguns dias nessa frenética atividade me convenci de que os sites oficiais e profissionalizados são escritos por pessoas que nunca tiveram experiência e os blogs pessoais transmitem uma experiência pessoal demais e não me dizem o que eu quero saber.
Porém, algo se aproveita, é claro.

Um detalhe me chamou a atenção, vi vários decálogos: Os Dez Mandamentos do Ciclismo, Os Dez Mandamentos do Ecoturismo, Os Dez Mandamentos da Aventura Segura, Os Dez Mandamentos do Mochilão, Os Dez Mandamentos do Turista Responsável, Os Dez Mandamentos do Viajante, etc etc etc

Ora pois, se isso é assim tão bom farei o meu próprio decálogo.

OS DEZ MANDAMENTOS DE UM CICLOTURISTA EVENTUAL

1º Mandamento: "Amarás tua viagem mais do qualquer outro"
A viagem é com vc mesmo, terceirize o menor número de atividades que puder. Viajar de bicicleta pode levá-lo muito longe, basta ter duas rodas, duas pernas e uma estrada "pedalável". E é uma grande oportunidade para abandonar o seguro, confortável, regrado e organizado (e, vamos admitir, meio chatinho) ecoturismo de agência.
Decidido o básico, tudo o mais são detalhes que vc pode resolver por si mesmo. Se vc não puder resolve-los... bem... talvez seja melhor optar por viagens menores, por lugares mais habitados e civilizados, enquanto acumula experiência para pedaladas maiores.
Ou... vá com um pacote de agência, não chega a ser um pecado. Mas... NÃO OUSE CHAMAR ISSO DE CICLOTURISMO rsrs.

2º Mandamento: "No amor, na guerra e em viagens de bicicleta é muito importante saber onde se pisa"
Google Maps, Wikipedia, GPS Visualizer e Weather.com são seus maiores amigos na internet e darão a vc mais informações úteis do que todos os sites e blogs de viagem somados, multiplicados ou mesmo potencializados.
O terreno, o clima, o tipo de estrada, os pontos de interesse e a presença humana na área definem as possibilidades e dificuldades da viagem.
E quase tudo o que vc precisa saber sobre isso está nestes quatro sites.


3º Mandamento: "Seu caminho importa mais que seu destino"
Em grande parte do tempo em viagem vc estará na estrada e pedalando, com tempo suficiente para observar e sentir o meio ao seu redor. Bonita ou feia, seca, úmida ou chuvosa, fria ou quente, deserta ou movimentada, boa ou ruim, a estrada será seu habitat de cada dia.
Boas estradas para pedalar são quase uma garantia de boa viagem. Más estradas uma certeza de momentos ruins. Provavelmente os dois tipos estarão presentes na sua viagem.
Serão elas os grandes sujeitos da viagem, não os viajantes. Lamento !

4º Mandamento: "Sua companhia importa mais que seu caminho"
Em nenhum outro estilo de viagem melhor se aplica o sábio ditado: "Antes só do que mal acompanhado".
Se viajas sozinho, seja uma boa companhia prá si mesmo.
Se não viajas sozinho, seja uma boa companhia para todos. Escolha bem seus companheiros, viaje com pessoas que tenham um ritmo de pedal parecido com o seu. E que tenham outras afinidades, pq além de pedalar, também será necessário conversar.
Uma viagem de bicicleta traz alguns perrengues e os viajantes podem resolvê-los, superá-los ou conviver com eles. Os bons momentos passam, os maus momentos se acumulam. Faça com que essa frase seja uma mentira. Não é muito fácil, mas vocês conseguem, meninos rsrs

5º Mandamento: "Será sua bicicleta um prolongamento de seus membros"
Conheça sua bike, adapte-se à ela, faça testes, conheça seus limites e mecanismos, troque umas peças, aprenda mecânica. Descubra se alguma parte do corpo (ou todo ele) dói após algumas horas de pedalada. Se doer, algo na bicicleta ou no seu corpo deve se adaptar. E se é prá passar dor, melhor que seja na academia do que na estrada.
Nem sempre haverá uma oficina ou massagista na próxima esquina ou aparecerá uma carona cinco minutos após ter uma roda entortada. Lembra-se do 1º Mandamento ? Pois então, a viagem é contigo mesmo...

6º Mandamento: "Usarás capacete"
Ou não ! As estatíticas demonstram que acidentes graves só acontecem com os outros rsrs
Mesmo que não goste de usar capacete (assim como eu) cuide um pouco da segurança, sobretudo quando trafegar por rodovias movimentadas. Pesquisas comprovam que cães negros são atropelados com maior frequência do que árvores de Natal !!!
Roupas claras e coloridas, fitas refletivas e lanternas ajudarão a torná-lo a atração do acostamento e voltar prá casa com todos os seus 206 ossos.

Mas atenção: se viajar para o exterior, NÃO USE CAMISETA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. Fala sério, isso é muito brega !!!


7º Mandamento: "Economizarás peso"
Faça disso um desafio, uma questão de honra pessoal, um desígnio divino a ser cumprido. Todo cicloturista deveria ter por objetivo viajar um ano inteiro carregando apenas uma bolsa abaixo do selin e um garrafinha d'água de meio litro.
Se isso ainda não é possível, tente viajar com menos de 15 kg que bagagem, tendo 10 kg como desafio. Vai me agradecer pelo conselho na primeira subida em que for necessário descer e empurrar.

8º Mandamento: "Transportarás sua bike inteira"
A melhor maneira de transportar as bicicletas depende da opinião de cada um. E do humor dos funcionários do aeroporto...
Essa questão é objeto de acaloradas discussões que atravessam anos e décadas sem que se possa vislumbrar ao menos um leve esboço de consenso.
Em 1996, na única vez que levei uma bicicleta em avião, ela foi desmontada e acondicionada numa bolsa de nylon e voltou completamente montada e sem nenhuma proteção.
Na ida a rodas foram entortadas e na volta ela voltou inteirinha, sem nenhum problema ou arranhão, saí pedalando do aeroporto.
Apoiado nesta "vasta experiência cientificamente comprovada e fartamente documentada", adotei como preconceito fundamentalista a crença de que transportar bicicletas desmontadas em aviões estraga-as !!!
A maioria das companhias aéreas aceita transportar as bicicletas montadas (a TAM, por exemplo, exige apenas que o guidão esteja alinhado com o quadro e que os pedais sejam retirados). Certifique-se no site e leve uma cópia impressa para o aeroporto, pois nunca se sabe se os funcionários aérea leem o site da própria empresa...

9º Mandamento: "Planejarás, pero no mucho"
Lembre-se: é impossível prever o imprevisível !!! E os problemas surgem sempre de onde não se espera. A Lei de Murphy já dizia que não chove quando se leva guarda-chuva.
Economize horas na internet e compra de acessórios e mais acessórios. Confie na sua capacidade de adaptação, no limite do razoável. O "jeitinho brasileiro" é a nossa grande contribuição para a Humanidade e ainda economiza peso!!!

E se tudo der errado e a viagem tornar-se impossível, mantenha a coluna ereta e a alma tranquila, xingue muito, beba duas doses da bebida alcoólica mais forte que encontrar, depois tome um ônibus, trem, avião, barco, uma carona de jegue e volte prá casa.
Ou venda a bicicleta e continue a viagem...
E tente de novo no ano que vem.

10º Mandamento: "Aproveite!"
Finalmente vc pode largar a internet e cair na estrada. Uma viagem de bicicleta não deve ser tomada como um desafio, mas apenas como uma viagem que tem sua peculiaridades.
Uma viagem de bicicleta não é tão sexy quanto um bando de barrigudos passeando com suas motos BMW e não rende filmes como "Easy Rider". É apenas uma viagem... mais simples e mais prazerosa do que parece à primeira vista.

2 comentários:

Beatriz disse...

hahahaha!!! rachei o bico de tanto rir!! tu é impagável!! acho q vou comprar uma bike pra pedalar junto contigo!!

Unknown disse...

Estou pensando seriamente depois de mais (não muito mais) de 40 anos de vida, comprar uma bike e começar me aventurar... Suas declarações e dicas: sérias e algumas hilárias torna a leitura útil e agradável e nos faz viajar com você... Para´béns