sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Planejarás, pero no mucho


Depois de um tempinho de descanso, volto à internet para mais um passo do desenvolvimento de intenções do planejamento da viagem. Bem no fundo eu sei que é um tanto de bobagem, feito mais prá ocupar a cabeça e dar-me a sensação de que estou cuidando dos detalhes. O que eu deveria mesmo fazer é tratar de comprar logo os acessórios que ainda faltam e cuidar para que cada parafuso da bicicleta esteja no lugar, mas ficar na internet é muito mais fácil e pode ser feito fora do horário comercial.

Descobri um mapa rodoviário sobre o lado chileno que tem tudo o que espero de um mapa rodoviário. E um mapa turístico do lado argentino que não é tão bom, mas já serve.

E usando o Google Maps fiz um resumo das distâncias dos techos prováveis em cada dia:
1) Bariloche - Villa La Angostura: 84 km
2) Villa La Angostura - San Martín: 108 km
3) San Martín - Puerto Pirihueico: 54 km (deste ponto atravessa com ferry boat té Puerto Fuy)
4) Puerto Fuy - Panguipulli: 62 km
5) Panguipulli - Los Lagos: 56 km
6) Los Lagos - Futrono: 52 km
7) Futrono - Lago Ranco: 58 km
8) Lago Ranco - Entre Lagos: 72 km
9) Entre Lagos - Puerto Octay: 53 km
10) Puerto Octay - Puerto Varas: 98 km

E tem mais uns 20km até Puerto Montt, onde pegamos o avião de volta.
Total: uns 700 km
Assim fica super susse... mas...

Se usarmos dois dias para cada um dos trechos maiores (Villa La Angostura-San Martín e Puerto Octay-Puerto Varas), teremos 12 dias de pedalada. Contando que não vamos sair de Bariloche no dia 13/03, pq chegaremos lá no dia 12 à noite, ficaremos sem nenhum dia de folga o caminho todo...
Não gostei dessa idéia...

Temos algumas alternativas, como fazer de ônibus o trecho Panguipulli - Futrono ou Lago Ranco-Puerto Octay... Ou mesmo Panguipulli-Osorno, não pedalando à volta do Lago Ranco.
Ou pedalar de Panguipulli direto a Futrono num só dia ou fazer o trecho Puerto Octay-Puerto Varas pelo caminho mais curto (56 km em vez de 98 km).  
Ou pedalar mais em cada dia...
Ou parar imaginar coisas... Isso veremos lá. "Planejarás, pero no mucho", ordena o Nono Mandamento.

O próximo passo do infindável planejamento e busca de detalhes de utilidade duvidosa foi fazer a altimetria de cada trecho. Veja abaixo os gráficos (se tiver paciência rsrs).


Isso é muito bom quando se pedala. Imagine o conforto espiritual, após a enésima subida, poder dizer: "Pronto !!!! Daqui prá frente só descida !!"

Já havia me convencido, ao olhar o gráfico do trecho Puerto Fuy-Panguipulli, que não seria possível fazê-lo pedalando, teriamos que recorrer ao amigo ônibus, pois há duas subidas com 700 e 800 metros !!!!!
Prá cima de moá ???? Nem pensar... Já faz mais de duas décadas que não tenho mais 18 anos.

Por um desses impulsos inexplicados, fui dar uma olhadinha no trecho Chaitén a Coihaique, muito mais ao sul de onde viajaremos, um pedaço da famosa "Carretera Austral", e percebo que lá há desníveis de 1.600 metros !!! 
IMPRESSIONANTE, NÃO ????

Só tem um detalhe: essa informação não está correta ! Mamãe, claro, acha que sou o filho mais heróico do mundo, mas só ela acreditaria que alguém fora do Tour de France pode subir, num só dia, 1.600 metros sobre numa bike carregada. 
Prá vc ter uma idéia, o maior desnível entre Morretes e Curitiba, subindo pela Estrada da Graciosa, é de 900 metros.

Observo mais de perto. Vejo em vários trechos que a estrada desenhada pelo Google está passando por cima da montanha e não sobre a estrada real. No trecho Puerto Fuy-Panguipulli ocorre o mesmo.
Veja a foto: a estrada traçada pelo Google está em azul e sobe o morro. E a altimetria me diz que, logo ao sair de Puerto Fuy, teríamos de subir 500 metros em 3,5 km de extensão. Uma inclinação em torno de 16º, praticamente um campo de provas para carros de combate do exército. A estrada verdadeira, porém, está à esquerda, ao lado do rio, e parece não ser em grande subida, pois é retilínea.


Uma "sutil" diferença entre o real e o virtual.
Estou ficando velho mesmo, esqueci que sempre se deve checar a informação antes de acreditar nela. Quem te viu e quem te vê, Paulo.
Agora raciocine comigo, amigo ouvinte: se a altimetria está errada, as distâncias também não estariam ????
Ou ainda, será que todas as estradas traçadas existem ??? Uma amiga me conta que em outubro passado, numa viagem de Brasília à Bahia, passou três horas procurando uma estrada que só existia no Google... Aparentemente os gringos informatas acreditam que os projetos públicos são sempre executados no prazo e isso eventualmente pode não ser verdade em todos os lugares do mundo.

Pressinto que nunca mais lerei a Wikipedia com a mesma convicção. E se não posso confiar no Google e na Wikipedia, que certeza me restaria ?
Mesmo o axioma cartesiano "penso,logo existo!" parece-me incorreto, pois se penso, a única certeza que posso tirar daí é que meu pensamento existe. Quanto  à minha própria existência, a afirmação de sua certeza é um tanto precipitada. Ainda que foto minha retornasse de todos os mecanismos de busca, já não seria suficiente para me fazer acreditar. Ou melhor, não seria suficiente para fazer meu pensamento acreditar (!).

Nem tudo são espinhos, porém. A Argentina pode também não existir !!!! Imagine um mundo maravilhoso, um mundo sem argentinos !!! Pensou ???
O que chamamos de Argentina não passaria de um parque de diversões onde as pessoas vão passar férias. Os funcionários do parque criaram uma variante do português, um idioma meio esquisito que ainda assim entendemos, e inventaram uma história de que há lá baixinho que jogaria futebol melhor do que Pelé. Grandes máquinas de ar condicionado produzem o frio e gastam-se todos os anos toneladas de tinta para cabelo a fim de tornar louras todas a mulheres do parque.
O sucesso, contudo, fez-se em proporções inesperadas e tornou gigantesco o parque, trazendo invitáveis problemas que toda grande organização enfrenta. O controle sobre a qualidade do serviço enfraqueceu e com o tempo os funcionários deixaram de dar a devida atenção aos clientes. Por isso aqueles que chamamos de argentinos nos parecem tão pouco educados. Na realidade são apenas desidiosos empregados do parque de diversões aguardando o final do expediente de cada dia.

Na próxima vez que um argentino for mal educado com vc, encare-o fixamente e responda com convicção: "Vou reclamar com a gerência do parque !!!" e observe a reação dele.

5 comentários:

Beatriz disse...

hahahaha....impressionante!! na alma do burocrata pulsa um filósofo!!

Anônimo disse...

PC eu cansei só de imaginar!!!!!!!
Boa sorte.
Rosana-CN

Anônimo disse...

Rssss... amei a parte do " parque de diversões"... que los hermanos jamás lo encontren... hehehehe...

Anônimo disse...

"Já faz mais de duas décadas que não tenho mais 18 anos." hahahahaha

Ok!

Unknown disse...

Eu diria .... está realmente sem ter muito o que fazer...