terça-feira, 1 de março de 2011

A aventura está em casa

"Ai, ai, aaaiiii, está chegando a hora..."

Tá chegando a hora... faltam onze dias para o embarque e a minha lista de coisas prá comprar e fazer só faz crescer. Para cada item que consigo riscar, aparecem outros dois.

Não vejo a hora de viajar, só prá não ter que pensar mais no que falta. Acho que vou mudar meu estilo de planejamento: o que fiz, fiz; o que falta fazer, farei em Bariloche. Ou depois... quando puder ou estiver fazendo falta. Muito melhor !!

Viagem dá trabalho. E viagem de bicicleta dá um pouco mais. Se alguém imagina que pedalar pelo mundo afora com o vento no rosto é a suprema definição de liberdade, digo que pode até ser, mas antes haverá um longo caminho de pequenas escravidões em seu dia-a-dia.

Após o surto de prosperidade no Brasil, tá todo mundo viajando tanto que muito em breve o chic será ficar em casa. Eu vejo o futuro !!!! E nele não haverá agências de viagem. Haverá sim agências de ficagem: ensinarão vc a ficar em casa, fazer um tour pelos cômodos e vizinhanças, conhecer seu lar e seu habitat. Chega de estradas e aviões lotados, filas em pedágios e saguões de aeroporto com chamadas e mais chamadas para vôos buzinadas em nossos ouvidos. A viagem do futuro será em sua própria casa, a futucar cada detalhe que o ajude a compreender esse universo tão próximo e desconhecido, o trabalho de um arqueólogo do presente.

Uma vez, voltando de férias um tanto tumultuadas, deixei minha casa e fiquei uns dias num hotel, aqui em Curitiba mesmo, só prá me sentir em férias. Que pessoa arcaica sou eu.
Conhecem o slogan do filme Up - Altas Aventuras ?
"A aventura está lá fora !!!"
Assim o foi, mas assim não mais o será! A grande aventura do futuro, quando já não restar nenhum mistério num mundo envolvido pela tecnologia, segurança e previsibilidade, será ficar em casa e ver o tempo passar devagar, pois quando, por algum motivo, se tem que assistir "Vale a Pena Ver de Novo" e "Sessão da Tarde" no mesmo dia, o tempo parece mesmo não passar.

Trinta dias de férias (ou... se os hábitos de magistrados, membros do ministério público e outras carreiras jurídicas espalharem-se na sociedade, serão sessenta dias de férias, acrescidos de recessos, feriados e pontos facultativos a perder de vista)... em casa !!! 
Haverá algumas regras, como permitir somente o uso de roupas e objetos pessoais qeu couberem num mala e pesarem em seu conjunto, no máximo, 23 kg. Também haverá a obrigação de lavar a própria roupa na pia do banheiro, isso tudo prá criar uma atmosfera de viagem. 

Os cometários no retorno das férias serão mais ou menos assim:

"Amiga, que coisa fantástica foram minhas férias, fiquei em casa, limpando cada cantinho, tirando matinho do canteiro de flores da sacada e marcas de tinta dos azulejos, forrei as gavetas com papel de presente, encapei os cadernos das crianças, até pintei uns vasos, resolvi com um calço de papelão o problema da mesa da cozinha que estava manca e aprendi a mexer na furadeira. Só trocar a broca é que eu ainda não consigo.

Passei a apreciar as novelas mexicanas. Na minha opinião são um clássico da teledramaturgia.

E cozinhar... Me-ni-naaaa, que coisa incrível !!! A experiência manusear os alimentos e de comer a comida que eu mesma preparei é indescritível, não cabe em palavras, é maravilhoso, vc tem que viver essa sensação prá saber como é. Agora eu me sinto muito mais feminina.
Tirei fotos de cada etapa da preparação dos alimentos e também dos pratos já prontos. Até emoldurei uma das fotos e coloquei no living, pq fiquei muito orgulhosa do resultado.

Ah! Nunca imaginei que a pipoca pudesse ser feita fora do microondas. Foi uma revelação prá mim.

E a agência de ficagem foi ótima, eles providenciaram toda a logística e o meu guia me apoiou muito em todo esse caminho de descobertas. Ele me acompanhava até no supermercado, ficávamos horas entre aquelas prateleiras coloridas conversando sobre as possibilidades de cada produto. Eu fui com bobs enrolados no cabelo prá me sentir mais como uma dona de casa das antigas, sabe."

6 comentários:

Unknown disse...

Já tava achando que havia desistido da empreitada...

Beatriz disse...

pecezola, continua assim q tu vai longe....hehe

Anônimo disse...

Paulo, você escreve demais e a tua percepção (muito, mas muito bem humorada) do mundo é fantástica!! Não demora tanto prá blogar assim!

Josilda disse...

Amei a forma cômica pro cara escrever sobre férias. Gozador, bom papo. Muito interessante. Mas continuo achando que uma viagem pra fora (de casa pelo menos) faz um bem danado.

Bruna Fischer Kalamar disse...

lendo seu blog fiquei com saudades dos clippings! heheeh! Boa viagem!

Unknown disse...

Sabe que cheguei a te imaginar de bobs no cabelo, por baixo de um lenço colorido?!?!