domingo, 13 de março de 2011

Rodadas

Dormidos e acordados, fomos tratar do que interessa: rodar !

E para isso, first of all, remontamos as partes desmontadas (que não eram muitas) e fizemos aquele check up básico geral das máquinas. Com a minha tava tudo bem, mas seria necessário um ajuste na roda diateira da bicicleta da Alice para que ele ficasse menos parecida com o número oito. O anjociclo da guarda me alumiou sobre a forma como se usa uma chave de raio e os princípios gerais da física que regem as leis das rodas raiadas.

Prá fazer isso, a cabeça deve funcionar meio ao contrário, pq normalmente se gira parafuros nos sentido horário para apertá-los, porém no caso dos raios giramos as porcas (a cabeça do raio seria o parafuso) e por isso temos que girá-las no sentido anti-horário para apertar os raios. Além do mais, os raios sustentam as rodas por tensão... se quisermos desentortar um torto à esquerda, por exemplo, temos que apertar o raio do lado direito. Entendeu ??? A Alice aqui do lado me diz que nem ela entendeu...

Pois considere que se eu, com toda a habilidade manual que sempre me faltou, consegui desentronchar a roda, é pq tive a inestimável ajuda do benfeitor anjociclo da guarda.

Por vias das dúvidas, saímos prá tentar encontrar uma bicicletaria que aprovasse ou melhorasse meu trabalho. Mas hj é domingo, pé de cachimbo... nem em sonho haveria uma bicicletaria aberta.

Então saímos meio que assim assim com o fim de testar as bicicletas e terminamos por rodar 70 km (Llao Llao e Circuito Chico). Se tivesse imaginado que seria isso tudo, não teria coragem !!

E... com isso, consideramos o trabalho da roda dianteira está aprovado.

Pedalada de hj: 72 km

2 comentários:

Ana Paula disse...

Olha, tô repensando essa história de andar de bike contigo... 70 km só pra testar!?!?! :-/
Brincadeirnha. Tô na torcida, Cambio!

Beatriz disse...

ah....eu quero esse mecânico!!